Cultura Popular: AssociArti promove I Mesa de Glosas de Itapetim

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Poetas cantadores, escritores e declamadores, participaram da festa da poesia

No último sábado (21), a AssociArti (Associação Cultural dos Artistas de Itapetim), promoveu no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores a I Mesa de Glosas, de Itapetim. O cantor, Vicente de Paula, fez a abertura do evento, cantando “Voltando à Minha Terra” do poeta Severino Feitosa, de Santa Terezinha-PE. Poetas cantadores, escritores e declamadores, participaram da festa da poesia.

Antônio Gomes, Zezé da Loteria, Zé Adalberto, Mário Lopes, João Jesuíno, Edvaldo Correia, Chico Ferreira, Lourival Batista, Dedezinho Santos e Marcos Freitas, foram os poetas improvisadores da noite. Temas diversos, como política, saudade e amor, foram abordados pelos artistas no gênero mais popular da glosa, o mote em sete sílabas.

[+] Veja as fotos do evento

Segundo o poeta, Zé Adalberto, o evento teve por objetivo, despertar novos talentos e apresentar a poesia de Itapetim de uma forma diferente, com o improviso e a alegria.

“O povo itapetinense é sensibilizado, consumidor de nossa cultura. Pudemos observar a satisfação das pessoas por estarem apreciando a manifestação do improviso, ditado pela alma de cada um”, disse Adalberto.

Ao final do evento, a plateia pôde opinar sobre o desempenho dos participantes.

Os dez poetas receberam troféu de participação e camiseta da AssociArti.

Por Jean Philippe


2 comentários:

Jailton Lopes disse...

A primeira "mesa de glosa" de Itapetim foi sem dúvidas o maior evento de poesia já feito aqui, com nossos poetas.

Edna Rangel disse...

Resgatando a poesia popular...Evento maravilhoso, espero que seja o primeiro de muitos!!!!

Postar um comentário