Morre, aos 57 anos, o vice-prefeito do município de Itapetim

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Morreu na manhã desta quinta-feira (30), aos 57 anos, o vice-prefeito de Itapetim, João Archanjo (PSB). João sofreu um infarto fulminante na garagem de casa. A informação foi confirmada pelo prefeito, Adelmo Moura (PSB).

De acordo com Adelmo, a festa de ano novo do Distrito de São Vicente, em virtude do falecimento do vice, acontecerá nos dias 01 e 02 de janeiro. A programação do sábado será mantida.

Segundo Júnior de Diógenes, presidente eleito da Câmara de Vereadores de Itapetim, a posse da nova diretoria, marcada para o dia 1º de janeiro, deve ser adiada.

"Archanjo era um homem honesto, digno de confiança e respeito. Era dono de um coração que não cabia no peito", disse Júnior.

O corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores. O sepultamento será realizado nesta sexta-feira (31), às 16h, no Cemitério Izabel Delfino.

João nasceu no dia 6 de abril de 1953. Foi poeta, cantador de viola, organizador de muitos festivais de poesia, comerciante, presidente do Rotary Clube de Itapetim e em janeiro de 2009 assumiu o cargo de vice-prefeito de sua terra natal.

Ele deixa a esposa, Maria das Neves Archanjo e três filhos, Karla Cristina, Márcia Clotilde e Vital Heberth.

Um de seus versos:

A gente vem para o mundo
Por pouco tempo emprestado
Se na estrada do céu
For preciso ser coado
Vai ter gente que só passa
Se o pano tiver furado


Por Jean Philippe | Imagem: Jomar Camussi

29 comentários:

patriotajp disse...

Amiraldo Patriota

Esposo, pai, amigo e comerciante exemplar, nosso vice-prefeito. Um homem íntegro 100% RESSO - RETO. De mim, acrescentar mais qualidades a esse homem, seria "tentar" acrescentar mais aroma ao bom vinho. Felei isso quando em tempos da minha página na rádio sol, (adicionado a uma foto da nossa despedida em junho/2008 no seu restaurante) falo agora na morte.

patriotajp disse...

Não guardarei lembranças do João vice - prefeito da minha cidade, por não ter tido a honra de retornar a minha terra com ele em vida e dar-lhe o merecido abraço, pela propositura. Mais guardarei outras boas lembranças: O meu café da manhã com um inigualável paladar em seu restaurante a cada visita minha a Itapetim, e a maior de todas as recordações: O João muito jóvem nos anos 70, por trás de um balcão de panificadora, onde todos levavam para suas casas, aquele pão da tarde bem quentinho e gostoso, embrulhado com papel manteiga sempre de cor verde, amarrado com cordão. E de brinde, uma ou duas abelhas Italiana, que não largava o mel que escorria, do pacote de pão dôçe.

Rosana disse...

Meu tio, homem sem par, de uma coração enorme, bondoso, paciente, enfim... um Homem, no sentido mais amplo da palavra. Minha família perdeu um maravilhoso tio, pai, irmão, avô. amigo... mas temos certeza que ele apenas voltou para o convívio do nosso Senhor. Fique em paz, tio.

jrss2006 disse...

Homem íntegro, caráter exemplar. Ainda atordoados com a supresa, sei que temos que aceitar a vontade de Deus, que foi quem te chamou. Tio, dê um grande abraço no meu Pai, e aqui estaremos, rogando a Jesus pelo nosso reencontro. Fique em paz!!!

Rogério Santos.

Anônimo disse...

Fico convencido,a cada dia,que"o semblante do rosto reflete a alma".Pela 1ªvez que vi o Sr. João,na sua lanchonete,meu local preferido,quando visito o meu torrão,notei um sorriso franco, o ar de uma pessoa feliz e boa.Hoje,ao ler sobre sua pessoa,não tive dúvidas
em relação ao meu pensamento.Fico triste com essa notícia 'relâmpago',inesperada! À sua família,meus sinceros pêsames.
Tico Martins - Rio.

fabianoitapetim@hotmail.com disse...

EU NÃO TENHO PALAVRAS PARA FALAR DE JOÃO, AMIGO DE MEU PAI E MEU CONSELHEIRO NO INTERACT, ROTARACT E ROTARY CLUBE, MEU SILÊNCIO FALARÁ TUDO SOBRE ELE....................
FABIANO AMORIM

Anônimo disse...

Itapetim perde um grande homem. Por coinsidencia quamdo comemora seus 57 anos de hemancipação, meus sinceros votos de pesar a familia. Joao Paulo, Fijho de Zezinhoe Cida do Sitio Arara.

miguel de avelino disse...

itapetim està de luto..perdeu nâo só o vice-prefeito mais sim um homem de coraçâo enorme..fica aqui meus sinceros pêsames á sua familia..

Anônimo disse...

.fica aqui meus sinceros pêsames á sua familia..

pauleane disse...

deixo aqui meus pêsamis a sua familia,e digo que ele foi uma pessoa muito querida,para todos que tiveram o privilegio de connhece-lo.

paulo junho disse...

é com muita tristesa que venho postar este cometário,a um itapetinense exemplar,que voce possa junto ao criador,fazer que o mundo possa vir em 2011, mas cheio de esperança,amor,e paz vai e fica com deus poeta do ventre imortal.os pesamis de paulo junior da silva e familia.

WILTON JORGE E FAMILIA disse...

Tive o privilegio de conhecer esse grande homem
de um coraçao que não tinha tamanho.........
Descanse em paz poeta.......

claudiana disse...

Tive o privilegio de conhecer esse grande homem
de um coraçao que não tinha tamanho.........
Descanse em paz poeta.......

Josivânia Alexandre disse...

Triste noticias ,infelizmente nunca estamos preparados para esse momento ,perdi meu pai a 2 anos e a 2 meses minha mãe ,é muita saudade muita dor o que os filhos dele estão sentindo mas é a vida todos nós temos que passar por isso essa vida é apenas uma passagem para outra ,que ele descanse em paz e que Jesus Cristo dê muita força a familia dele .

CLEITON LEITE disse...

FOI COM MUITA TRISTEZA QUE RECEBEMOS A NOTICIA DE SEU FALECIMENTO, E PEDIMOS A DEUS QUE CONFORTE A TODOS, PRINCIPALMENTE A FAMILIA, CERTO QUE EM BREVE ESTAREMOS COM ELE NOVAMENTE NA GRANDE RESSURREICAO, POIS COM CERTEZA DEUS TEM UM LUGAR ESPECIAL PRA JOAO NO CEU.

Anônimo disse...

Eu como ITAPETINENSE da gema fiquei muito triste pq todos poetas prestaram sua ultima homenagem ao nosso VICE-PREFEITO e muito mais q isso um amigo de coração de todos nós, mais como a politica de ITAPETIM e traissoeira não deixaram seus sobrinhos de consideração prestar sua ultima homenagem a seu tio de consideração q tbm era um grande poeta a todos da familia meus pesames do acontecimento...

Anônimo disse...

SOBRINHOS ESTES Q SÃO UMAS PESSOAS DE CONSIDERAÇÃO EM ITAPETIM SÃO ELES OS NONATOS...



obs: o msm q colocou comentario acima obg jp noticia EU DE BRASILIA DF/ITAPETIM PE

karlla disse...

Nós da família estamos muito comovidos com o apoio e o carinho que recebemos do povo itapetinense e daqueles que fizeram suas homenagens pessoais, fruto da amizade que João Archanjo cultivou em sua vida. Além dos exemplos bons que ele deixou, contaremos com a lembrança do carinho que recebemos de todos, o que nos ajudará a nos confortar neste momento difícil que é o da aceitação da sua ausência física, pois o amor que dele recebemos será eterno em nossos corações. Temos a convicção de que a nossa tristeza será motivo de muita alegria para os amigos que o recepcionarão na pátria espiritual.

karlla disse...

Esclarecendo ao comentador de Brasília, Os NONATOS foram convidados a cantar ou prestar a homenagem deles, mas não tiveram condições emocionais para fazer. As palavras deles: "O NOSSO SILÊNCIO FALARÁ POR NÓS".

Anônimo disse...

Que Deus ilumine a família de João Arcanjo, principalmente Nevinha essa mulher de garra, que Deus te conforte e dê muita força pra seguir sem a presença física dele, porque dentro de você ele viverá eternamente.Abraço fraternal e amigo.

Anônimo disse...

Imagine que você está à beira do mar e vê um navio partindo. Você fica olhando enquanto ele vai se afastando e afastando, cada vez mais longe, até, finalmente, parecer apenas um ponto no horizonte, lá onde o mar e o céu se encontram. E você diz: pronto ele se foi !Foi onde ? foi a um lugar que a sua vista não alcança. Só isto !Ele continua tão grande, tão bonito e tão importante, como era quando estava perto de você.E, naquele exato momento em que você está dizendo " ele se foi", há outros olhos vendo-o aproximar-se e outras vozes exclamando com júbilo: Ele está chegando !

Anônimo disse...

Nenhuma palavra pode expressar uma dor tão grande.
Nenhum adeus pode ser tão expressivo e tão presente para toda a vida, pois o amor para sempre permanecerá.
para sempre nosso vice prefeito, João Archanjo.
Sinceras condolências a sua excelentíssima família. Por Marizelma P. Limeira

João Paulo Pereira dos Santos disse...

Nós perdemos um parente querido, a cultura de Itapetim perdeu um grande poeta, a política perdeu um excelente administrador, a sociedade itapetinense perdeu um verdadeiro cidadão, enquanto isso, Deus ganhou mais um Santo.

João Archanjo, para sempre em nossos corações.

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras de João Pereira, só acrescento o grande amigo que perdemos... Que Deus proteja e der forças para sua família...

Lucivania bernardo disse...

Não se morre quando se permanece vivo no coração daqueles que tiveram a oportunidade de conhecer o grande exemplo que foi João e dando resalva a frase que Deus só quer os bons ,levo como conforto a familia de João que Deus sabe todas as coisas e dará a vcs a conformação e seguiram firmes e fortes assim como ele mesmo os ensinoua ser .Descansa em paz poeta .

Vovozinha disse...

José alves de Sousa filho(conhecido como Vovozinha) e familia sente muito a perda do querido e grande amigo João galego.Eternas saudades.

O senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Deitar-me faz em pastos verdejantes;guia-me mansamente a águas tranqüilas.

Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas justiça por amor do seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a
tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Betinha de Beto Borges disse...

Betynha de Beto Borges
Eu fiquei muito comovida com a perda que tivemos de imediato, mas por outro lado pensamos que DEUS só quer ao seu lado pessoas com João, Só peço que DEUS dê o conforto a sua esposa Nevinha, que é uma pessoa admirável, e também aos seus filhos.
Afinal todos nós somos mortais.
Que DEUS te receba de braços abertos.

alba leite de araújo disse...

Perder João, para mim foi perder alguém muito próximo e querido. Eu o admirava muito,havia um espaço no meu âmago reservado ao mesmo.
Resta-nos a saudade,as boas recordações, bem como o grande exemplo de homem como um todo que foi JOÃO.
Asseguro que Itapetim teve uma grande perda.
À Nevinha e filhos, meus sinceros sentimentos...

Anônimo disse...

Acredito que João Arcanjo era um dos enfeites de Itapetim, rico em inspiração como foi Rogaciano Leite. Cumprimento a família enlutada. Sou anonimo, mas fui colega de Faculdade do Ex-Prefeito Zé Lopes, em Campina Grande. Sou admirador dos poetas do Pajeú.

Postar um comentário