Em Recife: Morre jovem que precisava de 20 bolsas de sangue por dia

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Na noite de ontem (9), a jovem itapetinense, Inês Soares Batista, de 26 anos, faleceu no Hospital Agamenon Magalhães, no Recife. Ela tinha Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT), uma doença rara. A enfermidade foi descoberta há menos de oito dias. Desde o início da semana passada, ela estava em coma induzido.

No último sábado (8), foi feita uma campanha, através de carro de som, rádio e internet, com o objetivo de encontrar doadores de sangue. Ela precisava de 20 bolsas de sangue por dia.

Segundo o diretor de transportes, de Itapetim, Júnior Moreira, trinta pessoas, do mesmo município e de Brejinho, foram até Recife para doar sangue, às 6h de ontem. Eles retornaram às 1h30 de hoje (10).

O sepultamento acontece amanhã, às 16h, no cemitério da cidade.

Inês morava no Sítio Cacimba Salgada, também no município de Itapetim. Ela era solteira e deixa uma filha de nove meses de vida.

A doença

A Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT) é uma doença rara com manifestação de 1 a 3 casos por milhão de pessoas por ano. A PTT caracteriza-se por hemólise microangiopática, agregados de plaquetas na microcirculação, e plaquetopenia no sangue periférica. Foi descrita pela primeira vez no ano de 1924 por Moschcowitz. Se não tratada, leva o paciente ao óbito em curto espaço de tempo. As mulheres são afetadas duas vezes mais que os homens e, embora possa se manifestar em qualquer idade, sua freqüência é maior entre os 20 e 40 anos, sem que uma causa específica possa ser identificada.

Por Jean Philippe | Imagem: Retirada do Orkut | Informações sobre a doença: Blog Educação e Medicina

15 comentários:

Anônimo disse...

ela vai deixar saudades para todos que o conhecia te amamos muito amiga

larissa disse...

Luto que Deus Bote voce em um bom Lugar por que voce merece te amarei sempre

Anônimo disse...

LAMENTÁVEL
Deus ajudara essa familia.

Anônimo disse...

Inacreditavel,senhor das força a esta familía,vç Inês e uma pessoa inesquesivél já mais esquecerei de vç,seio que todos itapetinense estão de luto por perder uma joven linda e especial como voçê, que saudade vç vai deixar...

daniella disse...

ela vai ficar nos nossos coraçoes

Anônimo disse...

Deixou saudade para aquelas pessoas que á conhecía...
Saudade eternas..
Paula Simoni..

Anônimo disse...

Agradeço a todos os amigos que ajudaram a Inês, doando sangue ou de qualquer forma, pois só Deus pode retribuir em dobro tudo que vocês fiseram...

RONALDO SOARES (PRIMO DE INÊS)

Anônimo disse...

Só resta pedir a DEUS que guarde Inês em um bom lugar, porque ela merece...
(OBRIGADO SENHOR POR TER COLOCADO INÊS NO MEIO DE NÓS, PARA NÓS DA FAMÍLIA, ACHAMOS QUE AINDA NÃO ERA HORA DE INÊS PARTIR, MAS ESTAMOS TRISTES COM SALDADE, E ALEGRES POR A PESSOA QUE INÊS FOI...) FICA COM DEUS PRIMA.

RONALDO SOARES BREJINHO

Anônimo disse...

Para MARIA VITÓRIA, um abraço, queria te diser que vc tem uma grande missão por a frente, ser tudo q sua mãe foi, seguir os caminhos q INÊS seguiu, e ao passar dos tempos tomar conta dos pais de INÊS assim, como sempre INÊS sonhava...

Ronaldo Soares de Brejinho

Jucy Rocha disse...

Lamentavel a morte desta jovem, não a conhecia mas lamento muito sua morte, pois conheço seus irmãos e ví o sofrimento deles e de seus pais... Esteja com Deus. Inês e rogue a Deus para dar força a sua familia que chora a sua morte...Deus a acolha no seu reino...

maria disse...

saudades eternas amiga....q Deus te guarde sempre!

guardarei nossas melhores lembranças.

Anônimo disse...

Lamentável a morte de uma moça tão nova e que tinha muito futuro pela a frente, não à conhecia mais sou do Município e lamento muito pela a dor, que essa família está sentindo. Inês descanse em paz que Deus, dará forças a seus familiares para seguires em frente.

Edimilson São paulo.

Anônimo disse...

Inês nunca esquecerei os momentos que passamos juntas,com certesa você estara com Deus. saudades ... Deus abençoe e der força a sua familia.
Aparacida jesuino

Anônimo disse...

saudades eternas de vc INÊS onde estivermos jamais te esqueceremos descanse em paz resta pedirmos a DEUS saude para sua filha e todos os seus familiares pra que possam continuar cuidando de MARIA VITORIA
da sua madrinha NÊNÊ(MADALENA)
são paulo sp

Quase morri da mesma doença. Tive sorte que ter o tratamento adequado no tempo certo.

Postar um comentário