Pane em subestação Luiz Gonzaga (PE) causa apagão no Nordeste

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O apagão que atingiu regiões do Nordeste na madrugada desta sexta-feira (4) foi provocado por uma pane em uma linha de transmissão na subestação Luiz Gonzaga, localizada em Jatobá (Sertão de Pernambuco), segundo a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). Oito estados foram afetados: Pernambuco, Paraíba, Bahia, Alagoas, Sergipe, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte,.

De acordo com informações da Chesf ao jornal "Bom Dia Brasil", da Rede Globo, a subestação de energia apresentou um problema em um dos componentes eletrônicos que enviou um falso comando para desligar o sistema. Com isso, seis linhas de alta tensão foram prejudicadas, já que o sistema está conectado em cadeia, e atingiu três usinas: Paulo Afonso (BA), Hidrelétrica de Itaparica (PE) e Xingó (entre AL e SE).

Em Recife (PE), boa parte da energia retornou por volta das 3h, no horário local (4h no horário de Brasília), mas alguns bairros continuavam às escuras por volta das 5h.

Na Paraíba, o fornecimento foi restabelecido por volta das 4h, no horário local, e por duas vezes houve queda da energia durante alguns minutos.

Na cidade de Fortaleza (CE), o apagão teve início à 0h30. Cidades do interior do Estado também ficaram sem energia.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), por sua vez, ainda não se pronunciou a respeito do problema.

A Celpe, concessionária de energia no Estado, informou por meio de sua assessoria de imprensa que aguarda informações do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e disse que a companhia pernambucana não teve relação com o apagão.

O show da cantora Ivete Sangalo no Festival de Verão de Salvador, previsto para a meia-noite horário local (1h de Brasília), começou com 40 minutos de atraso devido à falta de energia. Os equipamentos do palco funcionaram com o auxílio de geradores.

Pouco após as 2h (horário de Brasília) internautas relatavam nas redes sociais que a energia começava a voltar de forma instável em algumas cidades da região, como Maceió, Olinda, Salvador e Fortaleza.

Da Folha On Line | Edição de Texto: Jean Philippe

2 comentários:

Anônimo disse...

falta de energia da gota.

Anônimo disse...

ainda bem que em tangamandápio não faltou

Postar um comentário